quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jornalista que Inventou Frases de Bob Dylan Deixa a New Yorker


 Um jornalista da revista The New Yorker, pediu demissão na última segunda-feira (30/7) depois de admitir que inventou frases atribuídas ao cantor e compositor Bob Dylan, publicada num livro dele.

 Jonah Lehrer, escritor e jornalista especializado em ciência, disse em nota divulgada por sua editora, a Houghton Mifflin Harcourt, que mentiu semanas atrás a um jornalista da publicação eletrônica Tablet que questionou a autenticidade das declarações atribuídas a Dylan no livro “Imagine: How Creativity Works” (“imagine: como funciona a criatividade”).


 O repórter Michael Moynihan começou a investigação porque Lehrer vinha reutilizando as frases em vários blogs da New Yorker.

 “As declarações em questão ou não existiram, foram erros não-intencionais de citação, ou representam combinações inadequadas de declarações previamente existentes”, disse Lehrer.

 Ele também admitiu que mentiu a Moynihan quando disse que as frases haviam sido tiradas de uma entrevista gravada, que estava em um arquivo e teria sido cedida por agentes de Dylan.

 “Essa foi uma mentira dita num momento de pânico. Quando o sr. Moynihan deu prosseguimento, continuei a mentir, e disse coisas que não deveria ter dito”, afirmou Lehrer.

 “As mentiras acabaram agora. Entendo a gravidade da minha posição. Quero pedir desculpas a todos a quem decepcionei, especialmente aos meus editores e leitores”, disse o profissional.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário