terça-feira, 17 de abril de 2012

As Melhores e as Piores Capas de Discos de Rock

 Talvez um dos grandes diferenciais do rock em relação a outros estilos musicais é que ele não se limita apenas ao som. Sempre existiu uma preocupação muito grande por parte das bandas com a própria imagem, o que inclui roupas, acessórios, maquiagem, produção dos shows, poses, trejeitos, luzes, teatro, polêmicas, plumas, paetês, purpurina, laquê, etc. Bem, até aí, talvez você encontre gêneros que também fazem essa linha, mas, um caso totalmente à parte e quase exclusivo do rock são as artes das capas.

 Faça um exercício. Vá até uma loja de discos (enquanto ainda existem algumas!) e procure uma seção qualquer, pode ser sertanejo, axé, pagode, cantores internacionais, etc. Conte quantas capas trazem apenas e tão somente uma foto do artista, ou algo parecido. Surpreso? Quase todas não é?

 Pois então, o rock, ao contrário, sempre apelou para o visual das capas. Desenhos, pinturas, montagens, fotos, e muito mais fizeram deste capítulo um dos mais interessantes e intrigantes da história do rock. Estratégia de marketing? Talvez, pois na época do vinil, até pelo tamanho, a arte de uma capa chamava a atenção até de quem passava na calçada do lado de fora da loja. Independente de qualquer coisa, o fato é que o universo das capas é um caso particular dentro da história do rock, dando margem a dezenas de posts: as melhores capas, as piores capas, as mais engraçadas, as mais polêmicas (e não foram poucas), etc, etc.

 Trago apenas algumas, das milhares de capas que existem, classificadas de maneira pessoal... 

Atenção: Algumas imagens chegam a ser fortes.
Clássicas
 Grande parte das capas que eu conheço se encaixam aqui. O critério utilizado foi muito simples: são artes que traduzem o espírito do rock and roll, seja pela sua simplicidade, seja pela sua criatividade ou pela sua transgressão aos padrões. Estampariam facilmente a camiseta de um fã.














Toscas (seriam cômicas se não fossem trágicas!)
 Capas realizadas, em grande parte, com sérias restrições orçamentárias. Além disso, o mau gosto é latente.











Viajantes
 São aquelas capas surreais ou aquelas em que fica a sensação de nada a ver. Em geral, as bandas de rock progressivo apreciam bastante este tipo de capa, mas as bandas de heavy metal também dão suas viajadas.







Engraçadas
 Na verdade, muitas das capas consideradas nessa categoria também poderiam figurar na categoria toscas.







Apelativas e/ou Provocantes
 O rock sempre apelou muito para o sexo, seja nos trejeitos dos frontmans, seja nas letras. As capas com esse tema também sempre foram muito exploradas.








Enigmáticas
 São aquelas capas que você fica olhando por horas, procurando algum significado supostamente escondido.







Polêmicas e/ou Chocantes
 Muitas vezes, a intenção é chocar pura e simplesmente os não-iniciados nas artes ocultas do rock (nessa eu me superei!), seja de forma discreta, seja de forma explícita. A violência, a sanguinolência e as blasfêmias são as preferidas das bandas que se utilizam deste expediente.









Exuberantes
 São aquelas em que a riqueza de detalhes é sempre parte importante. As bandas de metal melódico costumam apreciar esse tipo de capa. Dá vontade de emoldurar e colocar na parede.







Espero que tenham curtido a postagem.

Vi no Seventhson!

Um comentário:

  1. Muito bom
    Só que a parte dos chocantes não completa sem a o Dawn of The Black Hearts do Mayhem.

    ResponderExcluir