quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fones de Ouvido Aumentam Mortes de Pedestres Desatentos

Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande


 Esqueça sobre os danos que os fones de ouvido causam à audição. Porque de acordo com um novo estudo, há outro problema: morte súbita e irreversível. Na verdade, o número de mortes e acidentes fatais envolvendo pedestres usando fones de ouvido TRIPLICOU ao longo dos últimos anos, de acordo com o que se concluiu do estudo. Tais acidentes, frequentemente repentinos e fatais, geralmente envolvem homens jovens «media de idade de 21 anos» andando por áreas urbanas.

 Não falamos de trancos ou finas, das quais há muitas. Trata-se de morte e ferimentos graves, que se multiplicaram de cerca de 16 em 2004 nos EUA para 47 em 2011. No total, o grupo de pesquisa encontrou 116 casos documentados de morte e ferimentos graves desde 2004, com 70 por cento dos casos levando a óbito.

Carros são um problema típico, apesar de que, estranhamente, mais da metade dos acidentes envolveu pessoas sendo atropeladas por trens – ou sejam apesar de alarmes altos e outros avisos em muitos casos, a música estava num volume tão alto que não se percebia mais nada auricularmente no momento da batida.

 Não precisa ser nem um PhD para saber que o uso de fones de ouvido tende a criar uma desconexão do mundo. Os pesquisadores chamaram o fenômeno de ‘cegueira desatenta’, enquanto destacaram que a audição – e não somente a visão – desempenha um papel fundamental na percepção de estímulos externos e para evitar problemas.

 O estudo foi conduzido pela revista científica britânica Injury Prevention, com Richard Lichenstein do Maryland Hospital for Children encabeçando a equipe. Os pesquisadores analisaram diversas fontes para criar a estimativa, incluindo o National Electronic Injury Surveillance System, o US Consumer Product Safety Commission, Google News Archives e o Westlaw.

Vi no Whiplash!

Nenhum comentário:

Postar um comentário